Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/09/2015 - 09h59min

Saretta solicita à Cidasc solução para destino de animais mortos em propriedades

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta. FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado estadual Neodi Saretta (PT/SC) solicitou à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) que encontre outra solução para o destino dos animais mortos, em regiões produtoras de bovinos, suínos e aves em Santa Catarina. Segundo o deputado, até pouco tempo, eram recolhidos 35 a 40 toneladas por dia de animais em propriedades somente da região de Concórdia, que eram levadas por empresas de adubo e ração.

“Agora a Cidasc proibiu este tipo de recolhimento e diz que o destino correto é a compostagem. Estamos imaginando na propriedade rural como enterrar o animal sem que isso cause mais problemas ambientais. Se deixar a cargo de cada agricultor, certamente eles terão dificuldades de fazê-lo”, ressaltou o deputado. Segundo ele, enterrar um boi ou uma vaca é muito difícil, requer máquinas como uma retroescavadeira e as propriedades não têm todas as condições de fazer a compostagem.

A decisão envolve todos os municípios que criam animais, seja gado, frango ou suínos, especialmente os do Oeste. Por isso, o deputado fez uma proposição dirigida à Cidasc para que a companhia busque uma forma de solucionar o problema, enquanto não haja a normatização. Saretta acredita que uma forma de auxiliar os produtores, ainda que temporariamente, é autorizar as empresas a continuar fazendo o recolhimento dos animais e transformá-los em ração, óleo e fertilizantes. “É a melhor alternativa para o momento”, ressaltou.

Setembro Verde
O deputado Neodi Saretta convidou também, durante a sessão Plenária da manhã de quinta-feira (17), para o 1º Seminário Estadual Setembro Verde que ocorre nesta sexta (18), no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), de Concórdia. O evento foi organizado em conjunto com a Escola do Legislativo, com apoio do IFC e da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e mais 20 entidades. “Teremos dois painéis, um sobre a sustentabilidade e o consumo consciente e o outro sobre o uso racional dos recursos naturais”, afirmou o deputado.

Saretta é autor da Lei 16.645, de 24 de junho de 2015, que institui o Setembro Verde. O objetivo é conscientizar e chamar a atenção para questões do consumo consciente, alimentação saudável, uso racional dos recursos hídricos e qualidade de vida das pessoas. “Esperamos que através das escolas e das entidades se promovam campanhas para debater este tema, no intuito de estimular uma qualidade de vida melhor para as pessoas, o desenvolvimento sustentável para as nossas cidades, Estado e País”, ressaltou.

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar