Saretta respalda criação de centro de reabilitação de pacientes com câncer de cabeça e pescoço
O deputado Neodi Saretta (PT) defendeu nesta quarta-feira (5), no plenário da Alesc, a necessidade da instituição de políticas públicas voltadas ao tratamento precoce do câncer de cabeça e pescoço.
Ressaltou que neste mês acontece o Julho Verde 2023 e a 7ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce e da criação de um centro de referência bucomaxilofacial para tratamento e reabilitação destes pacientes.
O assunto foi tratado na reunião da Comissão de Saúde realizada nesta quarta-feira com a presença dos representantes da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil). “Transformamos esta reivindicação numa deliberação da Comissão de Saúde para encaminhá-la ao governo do Estado. Vamos lutar por esta conquista.”
Saretta afirmou que “é fundamental estar atento a esse tipo de câncer para que se possa combatê-lo. Cerca de 60% dos casos são tardios, o que resulta em um aumento significativo das sequelas nos pacientes e redução das chances de cura. Precisamos mudar essa realidade.”
Segundo o deputado, a campanha deste ano, promovida pela ACBG Brasil, adotou o tema "Seu corpo, suas regras" baseado no fato de que nossas escolhas podem determinar nosso destino. “Com um diagnóstico precoce, podemos tomar decisões acertadas e aumentar consideravelmente as chances de sobrevivência.”
Ele também mencionou o Fundo Estadual de Combate ao Câncer, projeto de lei de sua autoria, que contou com o apoio de diversas entidades, incluindo a ACBG Brasil, cujo veto do governo do Estado deve ser votado nos próximos dias. “Já conversamos com o governador e a secretária da Saúde sobre a importância deste projeto que está pendente de análise na Alesc e faço aqui um apelo para que possamos derrubar este veto.”
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento