Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/02/2021 - 16h36min

Saretta reclama que vacinas estão represadas nas secretarias municipais

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Alesc, disse nestya terça-feira (9), durante a sessão plenária, que não é possível que Santa Catarina tenha recebido as vacinas contra a Covid-19 e ninguém organizou o esquema de vacinação.

Até ontem, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, apenas 89.162 doses foram aplicadas. Segundo o deputado, Santa Catarina recebeu até agora 298.140 doses da Coronavac e Oxford. Da Oxford/Astrazeneca foram 47.500. Ele calcula que com os imunizantes recebidos e distribuídos aos municípios, sem contar as 42.500 encaminhadas ontem, 200.700 doses já deveriam ter sido todas aplicadas.

Segundo ele, é muita vacina represada nas secretarias municipais de saúde. “São 111.538 que ainda não foram aplicadas e isso é um absurdo”, reclamou. Saretta assegura que em três dias todas as doses poderiam ter sido realizadas. “As salas de vacina não podem fechar às 5h da tarde e não podem fechar aos finais de semana. Estamos numa pandemia gravíssima”, ressaltou.

UTIs lotadas
O deputado Neodi Saretta destacou também que o governo precisa reativar e abrir mais leitos para pacientes com Covid-19 no Oeste e Meio Oeste do Estado e contratar mais profissionais para atender a demanda. Segundo ele, a Comissão de Saúde da Alesc já está em contato com o secretário da Saúde para debater sobre a falta de leitos de UTI e a demora na aplicação das vacinas por parte dos municípios.

Saretta revelou que seis das oito cidades da região que possuem UTI apresentaram, nesta segunda-feira (8), 100% de ocupação dos leitos. Apenas Chapecó, com 93,55% e Concórdia com 93,75% não tinham lotação total, mas nessas duas cidades apenas uma vaga era destinada a pacientes adultos, na cidade de Concórdia – as demais são de leitos neonatal ou pediátricos.

O Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, informou que já transferiu 13 pacientes entre os dias 4 e 7 de fevereiro, para as cidades de Concórdia, Lages, Joaçaba, Videira, Itajaí e Caçador.

O Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, emitiu um alerta de superlotação ainda na sexta-feira (5), orientando a população a procurar a rede de atenção básica do município e o centro de triagem de coronavírus. Isso porque a UTI Covid-19 já estava com 100% de ocupação, além de haver pacientes na emergência aguardando por leito para internação.



Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar