Saretta quer que Estado esclareça falta no fornecimento de medicamentos
O deputado Neodi Saretta (PT) encaminhou um pedido de informação ao secretário de Estado da Saúde para que explique o motivo da falta dos medicamentos Fabrazyme e Replagal, na rede pública de saúde em Santa Catarina. Conforme informações relatadas ao deputado, há mais de um ano esses medicamentos, que são utilizados por pacientes com a doença de Fabry, não estão sendo disponibilizados.
"Há cerca de um ano encaminhamos um pedido de informação ao Ministério da Saúde, porém, até agora, não foi respondido. Além disso, é fundamental que o Estado explique por qual motivo os medicamentos não estão sendo disponibilizados aos pacientes, e qual a previsão de normalizar o seu fornecimento", disse o deputado.
Saretta disse também que há informações que os medicamentos, em questão, foram adquiridos pelo governo federal, por isso questiona por que ainda não foram distribuídos ao Estado de Santa Catarina.
Os pacientes com doenças de Fabry apresentam uma deficiência de uma enzima chamada alfa-galactosidase A, o que acarreta em problemas renais, cardíacos e do sistema nervoso. Os medicamentos Fabrazyme e Replagal são de uso contínuo e o paciente não pode interromper o tratamento.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310