Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Ao vivo

Acompanhe a programação pelo Youtube.


Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/02/2022 - 12h36min

Saretta quer mais recursos para agricultores atingidos por estiagem

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta

O deputado Neodi Saretta (PT) encaminhou pedido à Secretaria Estadual de Agricultura para que mais recursos sejam disponibilizados aos agricultores, através do programa Reconstrói SC, linha de crédito emergencial destinada aos agricultores de municípios atingidos pela forte estiagem.

“Infelizmente muitos produtores estão desde 2020 sofrendo com as estiagens, perdendo lavouras, pastagens e animais. Desta forma, é fundamental que o estado disponibilize mais recursos para atender a demanda, já que o que foi disponibilizado não contemplou todos que precisam desse apoio”, disse o deputado.

Saretta explica que muitos agricultores não conseguiram acessar o auxílio, por isso estão se inscrevendo numa fila de espera. “As perdas em decorrência da estiagem são grandes e muitos agricultores dependem deste crédito para manter as atividades.”

Os agricultores que se encaixam no programa poderão acessar os recursos destinados à recomposição de pastagens, aquisição de sementes e alimentação animal. “É um apoio importante que auxilia produtores de leite e de grãos."

O programa Reconstrói SC é uma linha de crédito destinada aos agricultores familiares para a recuperação de sistemas produtivos danificados por eventos climáticos extremos. Os agricultores poderão contratar financiamentos de até R$ 10 mil, com parcelas anuais e cinco anos de prazo para pagar. A Secretaria da Agricultura dará ainda uma subvenção de 50% para os pagamentos realizados em dia.

Saretta relata que, conforme contato feito com a Epagri, há cerca de 3 mil pedidos em análise. Ele aguarda um posicionamento da Secretaria de Estado da Agricultura para que mais agricultores sejam contemplados. “A seca tem castigado a agricultura e as famílias precisam de apoio do Estado”, concluiu o deputado.


Susana Rigo
Assessoria de Imprensa Deputado Neodi Saretta

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar