Saretta quer mais recursos e ações a longo prazo para amenizar efeitos da seca
Durante as audiências que participou em São Joaquim, na Câmara de Vereadores, e em Concórdia, na assembleia do Sintraf, o deputado Neodi Saretta (PT) relatou que vem cobrando firmemente dos governos estadual e federal medidas concretas para socorrer os agricultores na estiagem. Para ele, o que foi disponibilizado pelo Estado continua sendo insuficiente, já que nem todos os atingidos pela seca conseguem acessar os recursos. "Lamentavelmente o que foi disponibilizado pelo Estado não é suficiente para auxiliar os agricultores, pois há um número grande de pedidos e nem todos vão conseguir acesso ao crédito."
O deputado disse que o governo federal também precisa fazer ações, já que até agora o “em breve”, dito pela ministra da Agricultura, ainda não chegou. “Está mais do que na hora do governo federal auxiliar a agricultura catarinense. Somos grandes produtores de leite, suínos e aves, e também de grãos. Somos fortes na agricultura familiar que leva comida à mesa de milhares de pessoas, mas para garantirmos comida no prato, inclusive aos agricultores, é preciso que eles sejam socorridos”.
Ainda, conforme o deputado, a chuva dos últimos dias não amenizou as perdas, já que a quebra na safra de grãos deve ultrapassar os 40%. “Perdas históricas, pastagens secas, diminuição na produção de leite e falta de água, inclusive para os animais. Esse é o reflexo da estiagem que desde 2020 castiga sem piedade os nossos agricultores”.
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento