Saretta quer campanha de conscientização sobre vacina contra HPV
Santa Catarina atingiu um índice bastante baixo de vacinação contra o Papiloma Vírius Humano - HPV. Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), em 2016, apenas 21,5% das meninas foram imunizadas.
Para o deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, é preciso mudar esse quadro e trabalhar na conscientização sobre a importância de meninos e meninos serem imunizados. Ele apresentou um Projeto de Lei, instituindo o “Programa de Conscientização e Esclarecimento sobre a Importância da Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano – HPV”. Essa campanha será feita nas escolas da rede pública e privada.
Saretta explica que o objetivo é levar informações aos pais, mães, professores e responsáveis pelos beneficiados com a vacinação, mas principalmente às meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 12
a 13 anos. "Precisamos oferecer mais informações sobre a eficácia e segurança da vacina para os pais e adolescentes e mostrar a importância da imunização que irá protegê-los de quatro subtipos de HPV, inclusive os que são responsáveis pelo câncer de colo de útero", ressalta Saretta.
Conforme a proposta do deputado, as ações de esclarecimentos sobre a importância da vacinação contra o HPV, consistirão em palestras, debates, distribuição de cartilhas, fixação de cartazes no
espaço interno das escolas e outros meios necessários para atender os objetivos desta Lei. "Reforço a minha defesa sobre a importância das campanhas de prevenção. Saúde é coisa séria e se investirmos nisto, com certeza teremos menos despesas futuras", finalizou Saretta.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310