Saretta propõe que parte do Fundam seja investido na saúde
Durante a audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2017 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão, reiterou a sugestão de que o governo do Estado invista parte dos recursos do Fundam na saúde. "O Fundam é importante para os municípios, mas investir parte desses recursos na saúde será a melhor obra do governo", ressaltou o deputado.
Além de apresentar dados sobre os atendimentos realizados e o orçamento investido no período, o secretário Vicente Caropreso explicou o aumento das demandas de judicialização e respondeu a questionamentos dos atrasos nos pagamentos de fornecedores e prestadores de serviço. As dívidas acumuladas na pasta passam de R$ 700 milhões.
Sobre a judicialização, Saretta avaliou que à medida que o atendimento falha, quando, por exemplo, não há medicamentos da lista do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis, há aumento da demanda judicial à secretaria.
A expectativa, de acordo com Saretta, é que o governo possa regularizar a dívida com os fornecedores e hospitais o quanto antes para que o fornecimento de medicamentos e insumos seja regularizado e as cirurgias eletivas voltem a ser feitas.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310