Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/02/2015 - 15h43min

Saretta propõe criação de programa direcionado aos celíacos

Imprimir Enviar
FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT) destacou em plenário, durante sessão na tarde desta quarta-feira (11), a necessidade de haver em Santa Catarina mais apoio aos celíacos. Saretta protocolou nesta semana uma nova proposição, onde solicita ao governador do Estado e ao secretário de Estado da Saúde a criação de um programa especial direcionado aos celíacos em Santa Catarina.

O deputado considera que os portadores da doença celíaca necessitam de uma dieta especial, e os alimentos, além de muito caros, nem sempre são encontrados no comércio. "Há um número cada vez maior de portadores dessa doença buscando atendimento na rede de assistência básica à saúde de Santa Catarina. Infelizmente, não existe cura para a doença, portanto o tratamento é constante, e os medicamentos têm alto custo, por isso acreditamos que seja necessário oferecer mais suporte a essas pessoas", destaca Saretta.

Doença celíaca

É uma desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten. É caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, com conseqüente má absorção intestinal e suas manifestações clínicas. O glúten é uma proteína que está presente nos seguintes alimentos: trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

 

Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)

Adrieli L. Cecon - Assessora de Imprensa

Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar