Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/07/2024 - 16h35min

Saretta promove debate sobre necessidades de pacientes com câncer de cabeça e pescoço

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Giovanni Kalabaide

O deputado Neodi Saretta (PT) reiterou nesta quarta-feira (10) a necessidade de novas e mais adequadas próteses, mais cirurgias, divulgação dos serviços fornecidos pelo SUS para atender pacientes com câncer de cabeça e pescoço e de mais recursos para tratar a doença.

O assunto foi pauta da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado, e teve a presença de representantes da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) e da Secretaria de Estado da Saúde. O debate aconteceu em alusão ao “Julho Verde”, mês dedicado a dar visibilidade ao câncer de cabeça e pescoço que já é o terceiro com maior incidência no Brasil.

“A Comissão de Saúde tem atuado com cobranças efetivas junto à Secretaria da Saúde e hoje debatemos mais uma vez sobre as necessidades destes pacientes, para conscientizar, refletir e avançar na adoção de políticas públicas efetivas para essa enfermidade em Santa Catarina”, disse Saretta.

Segundo ele, os depoimentos dos pacientes reportaram a urgência da criação de um Fundo Estadual de Combate ao Câncer, projeto do deputado aprovado na Alesc, mas que foi vetado pelo governador.

“O governo ficou de enviar projeto substituto para implementar o fundo de forma legal e constitucional. Isto seria feito num período pequeno e até hoje não ocorreu.”

Saretta relatou que frequentemente recebe representantes da Secretaria da Saúde em seu gabinete dizendo que estão em tratativas com a Secretaria da Fazenda. Além disso, ainda há o veto para ser apreciado na Alesc.

“Apelo ao governo para atender estas pessoas e estabelecer definitivamente um recurso específico para os pacientes com câncer, ou mecanismo semelhante.”

 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar