Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/02/2022 - 13h59min

Saretta pede que Estado forneça medicações para diabetes tipo 1

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT) encaminhou um pedido ao secretário de Estado da Saúde para que sejam garantidos, aos pacientes com Diabetes tipo 1, os medicamentos que não são fornecidos pelo SUS. Saretta explica que, embora estejamos diante de uma doença cujo tratamento deveria ser coberto pelo Estado, muitas das vezes a medicação de alto custo não é disponibilizada ao paciente.

“Há medicamentos prescritos para o tratamento com custos muito altos, o que dificulta a aquisição por parte do paciente, por isso é dever do Estado auxiliar”, defende Saretta.

O deputado, que também é presidente da Comissão de Saúde da Alesc, completa dizendo que os diabéticos por vezes acabam tendo de ingressar judicialmente para que seu direito à vida e à saúde sejam preservados. “Muitas vezes o medicamento prescrito pelo médico não está inserido nas portarias do SUS para fins de distribuição à população diabética, fazendo que seja necessário que este paciente recorra à justiça para o fornecimento do seu tratamento tal como prescrito.”

A diabetes é uma doença crônica não transmissível que acomete boa parte da população brasileira, seja a diabetes do tipo 1 ou a diabetes do tipo 2. Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, existe atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

 

Assessoria de Comunicação do deputado Neodi Saretta
 

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar