Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/10/2020 - 13h06min

Saretta pede que Estado regularize serviços do IML de Concórdia

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O município está sem auxiliar de necrópsia

O deputado Neodi Saretta (PT) relatou durante sessão na Assembleia Legislativa que o Instituto Médico Legal (IML) de Concórdia está, mais uma vez, sem auxiliar de necrópsia, que as duas profissionais que atuam no município estão afastadas por motivo de saúde. Saretta explica que, quando há ocorrências, é preciso solicitar apoio de outros IMLs, o que tem demorado no recolhimento da vítima e na liberação do corpo após a necropsia. “Essa situação abala a saúde psicológica das famílias que, mesmo tendo que lidar com dor da perda, precisam prolongar o sofrimento, por conta da falta dos auxiliares de necrópsia”.

Essa questão da falta de auxiliares de necrópsia em Concórdia, onde o IML atende 14 municípios da AMAUC – Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – é recorrente, assim como os apelos de Saretta para a regularização dos serviços prestados. “Há anos venho falando sobre isso, fazendo apelos ao Estado, mas parece que de nada adianta. Até quando vamos ficar sem o serviço regular dos auxiliares de necropsia em Concórdia?”, questiona o deputado.

Saretta citou dois exemplos de descaso com as famílias ocorridos pela falta de profissionais: um deles aconteceu em Concórdia, onde uma família precisou contratar uma funerária particular para trasladar o corpo para necropsia no IML de Chapecó. Conforme informações repassadas ao deputado, um familiar da vítima precisou ajudar na necrópsia. “Isso é certo? É humano? Essa não é a função do familiar e nem obrigação dele ajudar na necrópsia. Isso é obrigação do Estado e o Estado não está cumprindo. É revoltante o que está acontecendo”, desabafa Saretta.

Na semana passada o corpo de um agricultor de Lindoia do Sul, que faleceu após a queda de uma árvore, ficou horas no local do acidente aguardando o IML que só chegou após as 23 horas. “Foram horas e horas de dor e desespero provocados pela falta do auxiliar de necrópsia, que é quem faz o recolhimento da vítima”.

Saretta lembrou que esses não são casos isolados e não é a primeira vez que isso acontece, por isso ele encaminhou mais uma indicação ao secretário de Estado da Segurança pedindo a regularização dos serviços prestados pelo IML de Concórdia, que está sem auxiliares de necrópsia. “Isso é revoltante e é preciso que tenha uma solução para isso o quanto antes”, finaliza o deputado.

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar