Saretta pede credenciamento de mais hospitais para aplicações do spinraza
Foi aprovado na Assembleia Legislativa um pedido do deputado estadual Neodi Saretta (PT) para que a aplicação do medicamento spinraza, usado para o tratamento de pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME), seja realizada em mais hospitais no estado. O objetivo é evitar o deslocamento das crianças e familiares até Florianópolis.
Para Saretta, não é apenas questão econômica, já que o custo de uma ambulância UTI é cerca de R$ 18 mil, mas, principalmente, pelo bem estar do paciente. "Hoje ter que sair, por exemplo, do Oeste, precisando de ambulância de UTI, não é só questão de custo, mas tem que se pensar no sofrimento de fazer esse deslocamento de mais de 500 quilômetros, por isso a necessidade de ter mais hospitais credenciados em outras regiões de Santa Catarina."
O deputado explica que a região do grande Oeste tem hospitais capacitados pra realizar a aplicação do medicamento, como é o caso de Concórdia. "Isso evitaria a viagem mensal até a capital e proporcionaria mais conforto aos pequenos pacientes." Hoje, o tratamento na rede pública de saúde é ofertado apenas em Florianópolis.