Saretta pede ao Estado que auxílio da estiagem vá direto aos agricultores
O deputado Neodi Saretta (PT) participou da reunião da bancada do Oeste na manhã desta terça-feira (10) para debater e buscar apoio do governo no auxílio voltado às questões da estiagem que atinge principalmente Oeste e Meio-Oeste catarinense. Na reunião, que contou com a participação da governadora interina Daniela Reinehr, o deputado Saretta defendeu que é fundamental que o auxílio seja disponibilizado diretamente aos agricultores, pois eles estão tendo dificuldade em acessar as formas de auxílio e não sabem onde buscar esse socorro.
"É fundamental, neste momento, que essa ajuda vá diretamente aos agricultores, já que são eles que mais estão precisando. Assim como, que seja feito de uma forma menos burocrática para que todos tenham acesso".
A falta de chuvas e os longos períodos de estiagem são recorrentes nas regiões Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina, por isso Saretta reitera que é importante que sejam feitas ações que possam beneficiar os agricultores não só nesta estiagem, mas em outros períodos de seca. O deputado relatou ainda que grande parte da produção agrícola já foi perdida, principalmente o milho e as pastagens. Fatores que vão afetar drasticamente toda a cadeia produtiva catarinense.
"Além da perda das plantações, muitas agroindústrias estão deixando de alojar suínos e aves por conta da falta de água nas propriedades rurais. E se a gente não socorrer os agricultores, certamente teremos que lidar com a falta de alimentos e uma grande crise econômica no nosso estado, por isso volto a dizer que esse socorro aos agricultores seja imediato e que o auxílio seja disponibilizado diretamente a eles o quanto antes", disse Saretta.
Conforme a Epagri, a previsão indica que a estiagem seguirá por pelo menos mais três meses. Só na região Oeste mais de 2 mil famílias estão recebendo água através de caminhão pipa e, em todo o estado, a estiagem afeta mais de 200 municípios.