Saretta lembra importância do Novembro Azul e cobra lista de espera do SUS
Na condição de presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado Estadual Neodi Saretta, usou a Tribuna para destacar o ‘Novembro Azul’, mês dedicado à saúde do homem. O deputado lembrou a necessidade de realizar exames para diagnosticar precocemente o câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2015, no Brasil, 14.484 homens morreram em decorrência da doença. “A cada 36 minutos um homem é vítima de câncer de próstata. Este é um alerta para que Estado e Municípios possam aproveitar bastante este mês para fazer ações de conscientização sobre a importância dos exames e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem”, ressaltou Saretta.
Lista de espera do SUS
O deputado Neodi Saretta falou também que a Secretária de Estado da Saúde (SES) deverá disponibilizar na internet a lista de espera do SUS. Ele lembrou que o prazo para a divulgação dos dados era até maio, porém a Secretária pediu para que fosse estendido até final de outubro.
"Esperamos que isso, de fato, se concretize para que a gente possa, não só ter o cumprimento da Lei, mas para que a lista de espera seja mais transparente e não haja nenhum tipo de furo“.