Saretta lamenta veto da presidente no projeto que muda o cálculo das aposentadorias
O deputado Neodi Saretta usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre o seu descontentamento em relação ao veto da presidente sobre o projeto das aposentadorias. Conforme Saretta, há anos se estuda e se fala de que o fator previdenciário, instituído na gestão do ex presidente Fernando Henrique Cardoso, foi um fator perverso para os trabalhadores brasileiros. "A perda, em muitos casos, é de quase 50% da aposentadoria, que já é pequena, pois calcula a partir de uma média que é perversa para aqueles que buscam pelo beneficio depois de longos anos de trabalho", ressalta o parlamentar.
Ainda em relação ao tema, Saretta aponta que agora o Congresso vai ter que se debruçar sobre essas medidas derrubando o veto ou então trabalhar para rever a fórmula de escalonamento. "Somos defensores dos trabalhadores e de que as aposentadorias sejam justas e dignas e não podemos concordar com isso".
Sobre o escalonamento 85/95, Saretta disse ser uma boa fórmula, mas melhor seria se não tivesse fórmula nenhuma. Assim que cumprisse o tempo de serviço o trabalhador faria a aposentadoria, sem perdas. Mas manter por apenas um ano e pouco é praticamente um subterfúgio. Saretta destaca ainda que espera que o Congresso Nacional faça as alterações necessárias, ou então, que haja a derrubada total do veto, que seria o ideal, já que resolveria essa questão do escalonamento.
Ao finalizar o discurso Saretta disse que: "Além daquilo que defendemos ao longo de nossa vida, além daquilo que sempre defenderemos, não posso concordar com o veto da presidente Dilma".
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754