Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/10/2015 - 17h24min

Saretta homenageia professores e diz que profissionais precisam ser mais valorizados

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Mais investimentos na área da educação e valorização dos professores foram os assuntos abordados pelo deputado Neodi Saretta (PT) na tribuna da Assembleia Legislativa. O deputado falou que, passados 188 anos do decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, ainda há muito descaso em relação ao professor.

Para o deputado Saretta, o dia do professor, comemorado em 15 de outubro, é uma das datas mais significativas e expressivas do calendário de homenagens dirigidas às categorias profissionais. "Todas as categorias merecem respeito, mas o professor desempenha papel de particular relevância, por transmitir o conhecimento que servirá de base à formação dos demais profissionais", disse o parlamentar.

O deputado ressaltou que, há muitos anos, esses profissionais atuam com condições de trabalho nem sempre adequadas, com baixa remuneração e precariedade em muitas instituições de ensino. Mesmo enfrentando todas essas dificuldades, dão uma contribuição inestimável ao desenvolvimento brasileiro.

Saretta citou que é necessário mais investimentos na educação e uma das formas de garantir mais recursos é alterando o percentual destinado à área. Por isso, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do deputado, tramita na Assembleia Legislativa desde de fevereiro de 2011. A PEC muda o artigo 167 da Constituição Estadual, que destina 25% dos recursos para a educação, aumentando o percentual para 30%. "Com esta proposta teríamos certamente condições de proporcionar maior investimento na educação e no futuro, principalmente dos jovens do estado de SC. Com este aumento daria para o governo promover uma ampla reformulação do plano de carreira, das estruturas e das condições de trabalho do magistério catarinense”, assegurou.

O deputado também apresentou Proposta de Emenda Constitucional, admitida na Alesc, que transfere o pagamento do salário dos inativos para outra conta do Governo que não aquela na qual entra o cálculo dos 25% da educação, aliás, prática esta que não é permitida. “E que a gente possa neste ano, com o Plano Estadual da Educação, cujas metas e diretrizes estão sendo estabelecidas e nos próximos dias passarão por votação neste Plenário e nos debates que estão sendo realizados sobre o plano de carreira, realmente comemorar o dia do professor com novas ações e medidas que valorizam cada vez mais o ensino catarinense”, afirmou.



Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar