Saretta faz apelo para que meninas sejam vacinadas contra o HPV
O deputado Neodi Saretta (PT) ressaltou, em plenário, a importância da vacina contra o HPV e destacou a Semana Estadual de Intensificação da Vacinação, que vai ocorrer entre os dias 21 e 25 de setembro em todas as escolas públicas e privadas. "Nós temos que divulgar essa campanha, pois na primeira dose da vacinação, que aconteceu em marco de 2014, a campanha atingiu a meta proposta. Já na segunda dose da vacina, que foi em março desse ano, os índices despencaram" falou o parlamentar. A campanha de divulgação da vacina contra o HPV, em Santa Catarina, seguirá a proposta nacional e vai aproximar escolas públicas e privadas para tentar repetir o sucesso do ano passado, quando foi aplicada a primeira dose da vacina.
Saretta citou ainda que uma das principais doenças causadas pelo HPV é o câncer de colo de útero que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), atinge todo ano 15 mil mulheres brasileiras e mata outras cinco mil. " Essa vacina não é barata, se for adquirida de forma particular, mas ela está disponível na rede publica de saúde, então faço um apelo para que as meninas sejam vacinadas e assim poderemos evitar doenças mais graves, como o câncer de colo de útero".
A Semana Estadual de Intensificação da Vacinação contra o HPV pretende imunizar 149 mil adolescentes catarinenses. Neste ano, além das meninas de 09 a 13 anos, também serão vacinadas mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310