Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/06/2015 - 18h26min

Saretta faz anúncio de que SUS vai ofertar tratamento inovador para hepatite C

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Neodi Saretta (PT) anunciou que o Sistema Único de Saúde vai disponibilizar, ainda este ano, de um tratamento inovador para portadores de hepatite C.  O novo tratamento, composto pelos medicamentos daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir, tem uma taxa de cura de 90% e duração do tratamento de 12 semanas, contra as 48 semanas de duração da terapia anterior.  Outra vantagem é que todo o tratamento é oral, dando mais qualidade de vida e conforto ao paciente.

"Trago este anúncio para a tribuna pela importância e também porque nos somos uma região de alta incidência de hepatites. No litoral a incidência maior é da hepatite C, mas no oeste catarinense a preocupação é por causa da hepatite B, já que, em termos de percentual, o número de casos se compara a região amazônica", explica Saretta. O parlamentar enfatizou ainda que, no passado, não existia nenhum tratamento ou vacina contra as hepatites, diferentemente de hoje que há vacinas para as hepatites A e B.

Saretta lembrou ainda da Lei 15.615, de sua autoria, que institui a terceira semana de maio como Semana de Combate às Hepatites Virais. O deputado falou que vai encaminhar, à Secretaria de Estado da Saúde, um pedido de informação para saber quais ações foram realizadas durante o período.

Neodi Saretta lembrou também de outro projeto de lei, de sua autoria, que dispõe sobre a vacinação, distribuição de medicamentos e a realização de exames ao portador de hepatite. "O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa, mas infelizmente não foi sancionado pelo governador, mas volta, nos próximos dias, para o parlamento analisar o veto. Quero lembrar aos parlamentares que a hepatite é uma questão de saúde pública e conto com o apoio dos deputados para derrubarmos o veto do governador", salientou Saretta.

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310


 

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar