Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/05/2016 - 18h29min

Saretta faz alerta sobre hepatites em SC e reforça a importância da vacina

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta

O deputado Neodi Saretta (PT) falou na tribuna da Assembleia sobre a terceira semana de maio que foi instituída como a "Semana Estadual de Combate às Hepatites Virais. Saretta, que é o autor da lei, fez uma alerta sobre as hepatites e disse que a doença é um problema grave de saúde pública. Ao apresentar dados, o deputado falou dos avanços, como os medicamentos mais modernos ofertados pelo SUS. Enquanto a taxa de detecção nacional é de 7,7%, Santa Catarina registrou em no último ano 1.187 novos casos de hepatite B com taxa de detecção de 21,7%. No caso da hepatite C foram constatados 919 novos casos, com taxa de detecção em 9,8%.

"O objetivo da campanha é sensibilizar as pessoas sobre a importância do controle da doença. Hoje sabemos que a hepatite tem o curso assintomático e, quando surgem os sintomas, o organismo já está bastante comprometido. As pessoas precisam de mais informações e quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances terá de cura".
Ao buscar informações sobre a campanha junto ao órgão estadual responsável, Saretta estranhou o fato de que, conforme um servidor informou, nada seria feito durante a Semana Estadual de Combate às Hepatites Virais, por se tratar apenas de uma lei. "Não estamos falando de qualquer coisa, mas sim de uma questão de saúde pública e sendo lei, precisa ser cumprida. Gente, hepatite é coisa séria, se não tratada ela mata".
O deputado finalizou dizendo que, quanto mais informações sobre as hepatites, mais pessoas farão exames e buscarão auxilio médico. E ressaltou que, segundo dados do Ministério da Saúde, a hepatite é a principal causa de transplantes de fígado no Brasil.


 

 

 

 

Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)
Susana Rigo - Assessora de Imprensa

Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar