Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/06/2022 - 15h11min

Saretta diz que falta de leitos de UTI é histórica e prega mudanças

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Durante a audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (21), que tratou sobre a falta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatal em Santa Catarina, o deputado Neodi Saretta (PT) apontou que há anos vem alertando e também cobrando o Estado sobre a abertura de mais leitos. Ele, inclusive, relembrou os pedidos feitos ao Estado para que os leitos UTI abertos durante a pandemia fossem mantidos para atender a demanda.

“Era necessário que os leitos utilizados para o enfrentamento da Covid ficassem credenciados em face da necessidade que o Estado tem em todas as áreas, principalmente sobre os leitos pediátricos e UTI neonatal. Há defasagem em todas as regiões do Estado e há locais que não tem nenhum leito, como no Meio Oeste, em cidades como Joaçaba, Videira e Caçador, que não têm UTI neonatal e usam as de Concórdia e Curitibanos”, argumentou.

Durante a reunião, que contou com parlamentares, Secretaria de Estado da Saúde e entidades médicas, ficou clara a necessidade de mais agilidade na abertura dos novos leitos anunciados pelo Estado, sendo esta uma das principais cobranças durante a reunião. “Dos 82 leitos de UTI anunciados, apenas 14 foram implantados, por isso o Estado precisa agilizar a abertura desses leitos. Além disso, é fundamental que os mesmo sejam mantidos, já que a falta de leitos de UTI é histórica em Santa Catarina”, disse Saretta, presidente da Comissão de Saúde.

Outra questão apontada é a necessidade de alteração do parâmetro do Ministério da Saúde, que é utilizado em Santa Catarina, determinando dois leitos de UTI para cada mil nascidos vivos. “Santa Catarina não pode se basear neste parâmetro antigo e defasado, inclusive a própria Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que são necessários quatro leitos de UTI, então temos uma defasagem grande e isso precisa ser mudado”

Saretta finalizou dizendo que vai continuar cobrado para que Santa Catarina tenha mais leitos de UTI em todas as regiões do estado.

 

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

 

 

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar