Saretta diz que Estado precisa se preparar para enfrentar coronavírus
Durante reunião da Comissão de Saúde, foi apresentado aos parlamentares as ações e estratégias que a Secretaria de Estado da Saúde está fazendo no enfrentamento do COVID-19 (coronavírus). Para o presidente da comissão, deputado Neodi Saretta (PT), o Estado precisa estar preparado para uma possível chegada do vírus. “Nossa preocupação é a preocupação que hoje é mundial, a respeito desse novo vírus, e principalmente como que o Estado está se preparando para, primeiro buscar todas as formas de evitar que aqui chegue, e, caso chegando, esteja preparado para enfrentar.”
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Raquel Bittencourt, que participou da reunião, representando o Secretário de Estado da Saúde, Santa Catarina tem um plano de contingência caso o vírus chegue ao estado. A grande preocupação dos parlamentares é com as principais portas de entradas do vírus, como portos e aeroportos. Conforme a superintendente, há um plano de contingência e todos estão sendo monitorados. No entanto, existe a preocupação com os aeroportos devido ao grande fluxo e a rapidez na entrada e saída de pessoas.
Saretta disse que vai continuar acompanhando e cobrando para que todos os setores, inclusive os municípios, possam fazer a sua parte junto com a Secretaria da Saúde e o Ministério da Saúde para evitar a chegada do vírus. “O Estado está dando seus passos, mas vamos continu ar acompanhando para que de fato esteja preparado e fazendo aquilo que precisa ser feito.”
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310