Saretta diz que a proposta de reforma vai privatizar a previdência
O deputado Neodi Saretta (PT) voltou a falar sobre a reforma da previdência. Tema, segundo ele, bastante delicado, já que vai na contramão da tendência mundial. O deputado lamentou a forma como está sendo feita a reforma. "Esse desmonte fortalece a previdência privada. Infelizmente estão querendo privatizar o sistema previdenciário".
Saretta citou as implicações impostas pela reforma e disse que todos os trabalhadores serão prejudicados. Ele lamentou, principalmente, a situação dos agricultores que só irão se aposentar aos 65 anos e com apenas um salário mínimo. "A aposentadoria rural será quase que impossível e o fim da seguridade rural nos impacta a todos e pode levar, inevitavelmente, ao êxodo rural".
Saretta falou também que também pode ocorrer a falência de pequenas cidades, já que o montante de recursos transferidos via pagamento de benefícios é superior ao valor transferido pelo Fundo de Participação dos Municípios em 71℅ dos municípios brasileiros. Em mais de 80℅ deles é maior do que a arrecadação do município.
O deputado também fez referência aos países europeus que optaram por alguma forma de privatização e agora estão revertendo seus sistemas de previdência. "Enquanto muitos países voltam atrás dos erros cometidos com o trabalhador, o Brasil vai na contramão da tendência mundial que converge para a previdência pública". Saretta reforçou que esse é o momento certo para o debate e não deixar ir para a lata do lixo os direitos adquiridos.
- Para falar conosco utilize o email imprensasaretta@gmail.com -
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310