Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/12/2024 - 18h14min

Saretta destina emenda de R$ 1 mi para promoção da saúde do trabalhador

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta (PT)
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Neodi Saretta apresentou emenda ao orçamento estadual de 2025 de R$ 1 milhão para apoio financeiro às ações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O objetivo, segundo o deputado, é fortalecer a promoção da saúde ocupacional, ampliar a assistência aos trabalhadores e prevenir doenças e acidentes relacionados ao ambiente de trabalho.

Conforme Saretta, os Cerests possuem como atribuição contribuir na organização da atenção à assistência dos trabalhadores nos municípios e promover a saúde para prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. “Isto se dá por meio de ações que vão desde a vigilância à saúde nos ambientes de trabalho, até o treinamento dos profissionais da rede básica de saúde para que possam estar qualificados para diagnosticar, notificar, informar e propor tratamentos modernos e seguros aos usuários do SUS, portadores de doenças relacionadas ao trabalho.”

SC: o quarto do Brasil em acidentes
Dados coletados pela plataforma SmartLab, desenvolvida por meio da colaboração entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam 46.813 acidentes de trabalho em Santa Catarina em 2022 e colocaram o estado como o quarto com mais acidentes no Brasil, ficando atrás somente de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Segundo a pesquisa, quando o número é comparado à proporção da população empregada no setor privado, o estado passa a ser o primeiro colocado, com 245 casos para cada 10 mil trabalhadores. As cidades com maior número de registros são Joinville, Blumenau, Florianópolis e Chapecó.

Conforme dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, em 2023 foram registrados 267 acidentes de trabalho fatais em SC. Atividades de atendimento hospitalar, fundição de ferro e aço, abate de suínos, aves e outros pequenos animais, transporte rodoviário de carga e comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados e supermercados são os principais setores de risco no ambiente laboral.

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar