Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/04/2013 - 17h34min

Saretta destaca que muitas etapas já foram vencidas para ter em Concórdia a UFFS

Imprimir Enviar

“Foram muitas reuniões e debates para chegarmos até aqui e isso tudo iniciou na nossa luta juntamente com o movimento social para a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul”, disse o deputado Neodi Saretta (PT) ao iniciar o debate para instalação de um campus da UFFS em Concórdia. A reunião, realizada na Câmara de Vereadores do município, foi proposta pelo deputado Saretta com o apoio do deputado federal Pedro Uczai, teve a participação do prefeito de Concórdia João Girardi e também do reitor da UFFS Jaime Giolo, além de prefeitos, vereadores, lideranças regionais e estudantes. “Este momento é para consolidar mais uma vez a força regional. São muitas as ações e tomara que a gente possa ter o mais breve possível o tão almejado campus em Concórdia com a implantação do núcleo das engenharias, área fundamental para o desenvolvimento do país”, relatou Saretta. O parlamentar tem intensificado esta luta para instalação de um campus e muitas reuniões foram realizadas, inclusive com o Ministro da Educação Aloísio Mercadante.

Para o prefeito de Concórdia, João Girardi, o importante é saber que todos estão atentos e participando da luta para instalação de um campus. Para ele, o município está preparado para receber a UFFS.

Já o deputado federal Pedro Uczai destacou que esta luta define o futuro da região.

Segundo reitor da UFFS, Jaime Giolo,  a Universidade é uma instituição querida pela população, pois foi criada através da luta da comunidade. Giolo destacou que o governo federal está buscando investir mais em educação nas áreas da saúde, com medicina e na área das engenharias. Disse também que o movimento de Concórdia tem avançado muito. “Há perspectivas e se o MEC entender que terá um campus iremos instalar um campus que será implantado com as melhores condições possíveis”, destacou.

Já o estudante Rafael Lewer, representante do DCE da UFFS expos que conseguir um campus pra Concórdia é provar que a expansão é muito importante, inclusive para o desenvolvimento da região e isso inclui o desenvolvimento humano. Ele relatou que existe resistência pela expansão por parte da comunidade de Chapecó que defende a consolidação dos campus já existentes. Mas para ele uma universidade publica e popular só será popular quando conseguir chegar ao povo.

A estudante do segundo grau Carla Zanotelli  destacou que esta luta para a expansão da UFFS é uma preparação para o futuro. Ela destaca que todos os jovens sonham em poder estudar, fazer a faculdade e ficar perto da família é muito importante, inclusive para o desenvolvimento humano.

Como encaminhamentos da reunião, será agendado para o mês de maio uma audiência em Brasília com o Ministro da Educação. O projeto para a instalação de um campus em Concórdia está sendo analisado pelo MEC. Outra reunião também está sendo articulada com a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar