Saretta destaca Maio Roxo e lamenta demora na aquisição de vacinas
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina está iluminada de roxo e ficará assim por todo o mês de maio. O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde, falou sobre a importância da campanha. “Neste mês, no mundo todo, é realizada a campanha Maio Roxo, para conscientizar população sobre duas doenças crônicas pouco conhecidas, classificadas como doenças inflamatórias intestinais, a Doença de Crohn e Colite Ulcerativa.”
Saretta, que também é autor da Lei que instituiu a semana estadual de divulgação e conscientização destas enfermidades, destacou que o objetivo é estimular a promoção de campanhas e atividades que contribuem para o diagnóstico precoce e o enfrentamento do problema. “As ações deverão ser feitas neste período e 19 de maio é o Dia das Doenças Inflamatórias Intestinais.”
Imunização este ano
O deputado Neodi Saretta defende que toda a população catarinense esteja vacinada contra a Covid-19 até o fim do ano. “A imprensa divulgou hoje que, se continuar neste ritmo, isso irá acontecer somente em agosto de 2022. É muito tempo, serão muitas vidas perdidas.”
Segundo ele, elas devem ser aplicadas o quanto antes. “Os municípios precisam fazer mutirões e as vacinas não podem estar na geladeira, têm que estar no braço das pessoas.”
O deputado Saretta disse ainda que a Anvisa precisa esclarecer por que não autorizou a importação da Sputnik V, já que 64 países a estão utilizando. “Esperamos que a quantidade aumente para termos efetivamente uma perspectiva de imunização.”
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310