Saretta destaca importância de programa estadual de prevenção às LER/DORT
O deputado Neodi Saretta (PT) comentou, hoje (29), no Plenário da Assembleia Legislativa, a importância do Projeto de Lei 85/2015, de sua autoria, que institui o Programa Estadual de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), no Estado de Santa Catarina. Segundo Saretta, o Estado assiste nos últimos anos ao crescimento acentuado destas doenças.
Neodi Saretta, que é presidente da Frente Parlamentar da Saúde do Trabalhador na Alesc, entende que “o trabalho deve dignificar o homem e prover o seu sustento com condições, com saúde e com prevenção.” Segundo ele, no entanto, os prejuízos para os órgãos públicos e empresas decorrentes das LER/DORT são, além da perda de qualidade de vida do trabalhador, a queda da produtividade e o aumento de custos. “Por isso é importante que o Estado possa adotar um programa efetivo de prevenção. Estima-se que no Brasil, 80% de todas as doenças do trabalho notificadas à Previdência Social”, disse.
Entre os objetivos do programa estão a manutenção de cadastro atualizado das atividades econômicas desenvolvidas no Estado, com indicação dos fatores de riscos ocupacionais que possam gerar estas doenças; a capacitação de recursos humanos para realização das ações relacionadas à prevenção e gerenciamento dos fatores de risco; promover campanhas sobre as medidas disponíveis para prevenção e fiscalizar o cumprimento das normas já existentes relativas às condições de trabalho e à saúde do trabalhador.
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento