Saretta destaca esforços conjuntos para recuperar cidades atingidas por tornado
Mais uma vez Santa Catarina sofreu com as ações do tempo. Na tribuna da Assembleia Legislativa o deputado Neodi Saretta (PT) falou sobre os municípios de Ponte Serrada e Xanxerê que, lamentavelmente, presenciaram um dos episódios mais tristes já ocorridos na região.
O tornado da última segunda-feira, que chegou a ventos de 250 Km/h, destruiu 30% da cidade de Xanxerê, atingindo quase 3 mil residências.
De acordo com a Defesa Civil, mais de 150 pessoas ficaram feridas e, infelizmente, duas morreram. Já em Ponte Serrada, oito pessoas ficaram feridas e mais de 200 casas foram atingidas. "Os locais onde o tornado passou se assemelham a cenários de guerra. Deixaram um rastro de destruição e muita dor", lamentou Saretta.
O deputado destacou o rápido atendimento da Defesa Civil, governo do Estado e governo federal que estão trabalhando para dar apoio às vitimas e reconstruir essas cidades.
Saretta também anunciou que, conforme o Ministro da Integração, nesta quinta-feira (23) será publicado no Diário Oficial da União, o decreto reconhecendo utilidade pública nas cidades de Xanxerê e Ponte Serrada. Conforme o parlamentar, o decreto possibilita agilizar a liberação de recursos e materiais para a reconstrução dos municípios.
O deputado também elogiou o trabalho da Celesc que restitui a energia elétrica depois da queda de cinco torres, que foram arrancadas pela força do tornado, afetando cerca de 200 mil unidades consumidores em vários municípios da região. Saretta fez ainda um apelo para que a Celesc agilize o abastecimento total, já que a BRF de Concórdia, até o meio da tarde de hoje (22), ainda não estava recebendo energia para retomar a produção e o abate de suínos e aves.
Ainda na tribuna Saretta ressaltou a necessidade do estado ter um radar meteorológico na região, já que o instalado em Lontras, no vale do Itajaí, não tem alcance para cobrir aquela região. "Esta não é a primeira vez que Santa Catarina é atingida por eventos como o aconteceu em Xanxerê e Ponte Serrada. Em 2009 a cidade de Guaraciaba foi afetada por um tornado que fez quatro vítimas fatais. Por isso a necessidade de termos todo o estado coberto por radares meteorológicos", finalizou Saretta.
Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)
Susana Rigo - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754