Saretta defende regulamentação do orçamento impositivo
O deputado Neodi Saretta (PT) defendeu na manhã desta quinta-feira (23), na tribuna da Assembleia Legislativa, a regulamentação do funcionamento do Orçamento Regionalizado cujas audiências são promovidas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e iniciam hoje pelo Norte do Estado. Segundo ele, há uma proposta tramitando na Casa para tornar o orçamento impositivo. “Enquanto não tivermos clareza do total de recursos que serão disponibilizados e o compromisso efetivo de que as obra decididas nas regiões serão executadas, não haverá a credibilidade necessária na forma que queremos e defendemos”, frisou.
Ainda assim, Saretta afirma que o orçamento regionalizado é uma forma dos parlamentares estarem nas diversas regiões e debaterem as necessidades. “O Orçamento Regionalizado é fruto de uma proposição da Casa, de uma emenda constitucional do então deputado Carlito Merss, que vem sobrevivendo a diversos governos e já passou por momentos de defesa de extinção e de fortalecimento”, lembrou.
Saretta é um entusiasta da participação popular. Quando foi prefeito em Concórdia implantou o orçamento participativo e executou 1.182 obras e ações decididas. “Não temos no Estado o orçamento participativo, mas temos o orçamento regionalizado que é uma pequena amostra do que pode ser a participação popular”. Na próxima semana, o deputado vai participar das audiências agendadas para a região Oeste e Meio Oeste. “Estaremos presentes acompanhando parte das reuniões, defendendo o mecanismo como mais uma forma de ouvir as lideranças regionais”, comentou.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310