Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/10/2017 - 15h36min

Saretta defende intervenção do governo federal para reverter crise no setor leiteiro

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta em reunião na Secretaria de Estado da Agricultura

Preço pago ao agricultor não cobre o custo da produçao

A crise no setor leiteiro foi pauta de reunião realizada pelo deputado Neodi Saretta (PT) com o secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, e representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Meio Oeste Catarinense.

Há tempos o deputado Saretta tem se reunido e conversado com os produtores de leite, associações e entidades que representam os agricultores na busca de soluções para a crise. Conforme informou o deputado, o Oeste de Santa Catarina produz 75% do leite do estado. “Mesmo com uma grande produção, nos últimos tempos os produtores têm sofrido com o baixo preço pago pelo litro de leite que está, inclusive, abaixo do custo de produção”, relata o deputado. Saretta defende uma atuação urgente do governo federal, pois os cortes feitos em programas sociais que eram mantidos há anos e o desemprego afetaram, diretamente, na crise e no baixo consumo. “O governo precisa voltar a fazer programas sociais e adquirir o leite para possibilitar um retorno para o produtor que está sofrendo muito com a queda no consumo e o baixo preço pago pelo produto”.

Saretta falou também da questão da importação do leite. Ele ressalta que, embora os números digam que não é um percentual tão elevado, toda importação, neste momento em que o estado tem grande oferta de leite, prejudica o produtor. “Os nossos agricultores que produzem leite estão pedindo socorro. É preciso ter uma intervenção rápida do governo para auxiliar esses produtores para que eles continuem na atividade”. A produção do leite catarinense é de basicamente agricultores familiares.

Durante a reunião foi entregue ao secretário a “Carta do Leite” com diversas reivindicações do setor. O encontro foi realizado na Secretaria de Estado da Agricultura, em Florianópolis. Participaram os presidentes dos sindicatos de Herval Velho, Vanessa Parissenti , Dileto de Joaçaba, Genoir Battistoni de Jaborá e Aldo Guaresi gestor ambietal de Jaborá e Eduardo Mauro, secretário da agricultura de Jaborá. 

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664 / 99984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar