Saretta defende Estado na linha de frente da imunização contra Covid-19
O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, defendeu que Santa Catarina precisa estar na linha de frente do debate sobre as vacinas em desenvolvimento contra a Covid-19 e das parcerias para que, quando o imunizante for disponibilizado e aprovado, possa ser prontamente oferecido à população. “O estado precisa concluir o seu planejamento. O secretário da Saúde, André Mota Ribeiro, revelou hoje pela manhã, na reunião da Comissão, que já existe R$ 200 milhões reservados no orçamento para a aquisição, mas há também a questão da logística de distribuição, do suprimento das seringas e outros insumos e da organização das equipes.”
Segundo ele, dada a dificuldade do Ministério da Saúde em dar encaminhamento a um plano de imunização e aceitar outras opções de vacinas, senão a única em que tem apostado, estados e municípios precisam estar “atentos, preparados, precavidos.” O debate na manhã desta quarta-feira (2) reuniu os deputados com a Secretaria de Estado da Saúde, Federação dos Municípios (Fecam), o Ministério Público (MP/SC) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Saretta parabenizou a Fecam por tomar a iniciativa de assinar um protocolo de intenções com o Instituto Butantan para possibilitar futuras aquisições pelos municípios.
“Países como o Reino Unido e a Turquia já estão anunciando o início da vacinação e o Brasil ainda não tem o seu plano. Não pode o Ministério da Saúde jogar a ´bala de prata´ numa única vacina. Há várias em estudos e uma só não dará conta da população mundial.” Saretta ressaltou que Santa Catarina está num momento de altíssimo contágio, recorde de casos ativos e hospitais praticamente lotados e, a continuar neste ritmo, só a ampliação dos leitos não vai dar conta da situação.
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento