Saretta defende a gestão democrática nas escolas
Neste dia 15 de outubro, Dia dos Professores, o deputado Neodi Saretta (PT) destacou, na Assembleia Legislativa, a importância de implantação da gestão democrática nas escolas catarinenses, das redes municipais e estadual.
Saretta mencionou o decreto assinado pelo governador Raimundo Colombo instituindo a eleição de diretores por pais, professores e alunos, em substituição à indicação política. Lembrou que no início da sua primeira gestão como prefeito de Concórdia, em 2001, determinou não somente a eleição direta para diretores, mas também a gestão democrática no ambiente escolar, com a participação de todos. Atualmente, Santa Catarina é um dos seis estados que ainda mantém a indicação política para diretores. Essa prática está presente em mais de 80% das escolas.
Saretta considerou positivo o decreto do governo do Estado. Sugeriu, no entanto, que a medida entre em vigor antes de 2015. “Acreditamos que não cabe a intervenção partidária nas escolas, mas a participação da comunidade. Além da direção para diretor, precisa existir a gestão democrática em todos os sentidos, com a participação ativa dos conselhos, com poder de decisão”, afirma.
Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)
Carla Algeri - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754