Saretta alerta para desafios pós-pandemia na saúde e economia
O deputado Neodi Saretta (PT) destacou na manhã desta quinta-feira (20), no Plenário da Alesc, que planejar a pós-pandemia é o grande desafio a ser enfrentado, porque a crise do coronavírus vai deixar sequelas gravíssimas na área da saúde e da economia. “Já tínhamos filas grandes de espera por exames e cirurgias que aumentaram ainda mais e o Estado vai ter que estar preparado para o atendimento dos procedimentos que ficaram para trás.”
Sob o ponto de vista econômico, o deputado lembra que muitas atividades ainda não retornaram, outras nem vão e há também aquelas que, quando voltarem, não terão mais viabilidade financeira. “Será um período com novos comportamentos, especialmente em setores que estão sofrendo mais, como de turismo, lazer, restaurantes, bares e os pequenos empreendimentos.”
Tornados
O deputado relatou que se reuniu com os prefeitos dos principais municípios da região Oeste atingidos pelos tornados no último final de semana, a Defesa Civil, o governador Carlos Moisés e secretários de Estado para tratar sobre ações emergenciais para auxiliar na reconstrução das cidades. “Muitas famílias perderam suas propriedades, suas casas, instalações nas áreas rurais que rendiam o seu sustento.”
Para Saretta, é importante que além do trabalho de atendimento imediato da Defesa Civil, de fornecimento de lonas, telhas e outros materiais, num segundo momento, é urgente auxiliar com medidas de recuperação econômica das empresas, das famílias e dos agricultores. “Acompanhamos a angústia destas pessoas e a dificuldade que têm passado”, lamentou.
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento