Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/03/2015 - 13h34min

Saretta alerta para a importância da prevenção e da vacinação contra o HPV

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta na tribuna FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT) alertou na manhã desta quinta-feira (19) para a importância da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas. Embora a vacina esteja disponível na rede pública de saúde o ano inteiro, é neste mês de março que ocorre uma intensa campanha, promovida pelo Ministério da Saúde em parcerias com as secretarias municipais e estaduais. A vacina é fornecida gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o deputado, esta é a oportunidade para meninas de 9 a 13 anos receberam a vacina. Lembrou que na rede particular ela custa, em média, R$ 400,00. “Neste ano tivemos uma mudança da faixa etária, que passou de 11 a 13 anos para nove a 13 anos. O público alvo também foi ampliado às mulheres entre nove e 26 anos que vivem com o HPV. Estas podem apresentar em qualquer posto de saúde uma declaração médica e ter acesso à vacina”, informou Saretta.

Em Santa Catarina, a meta para 2015, segundo dados da Divisão Epidemiológica de Santa Catarina, é vacinar 80% das meninas da faixa etária estabelecida. A administração das doses ocorre em três etapas: a primeira está disponível nos postos de saúde e em escolas públicas catarinenses para meninas de nove a 13 anos. A segunda é administrada seis meses depois e a terceira aplicada cinco anos após a primeira dose.

“É importante destacar que o HPV é uma das causas mais frequentes de câncer de colo do útero e que o número de mortes da doença no país aumentou 28,6% em 10 anos. Com esta campanha poderemos ter a primeira geração de meninas e mulheres livres deste mal, desta ameaça. Quando se fala em saúde é importante trabalhar com afinco na prevenção”, disse.

Saretta disse que precisamos de mais recursos para a saúde, de mais dinheiro e de mais obras, mas precisamos de mais prevenção. “A vacina contra o HPV é segura. Apelamos para que nenhuma escola deixe de participar ativamente nesta campanha. Vacinar vai ajudar a prevenir um mal que acomete muita gente. No atlas da Mortalidade do Câncer no Brasil, o número de mortes causadas pelo câncer de útero aumentou de 4.091 em 2002 para 5.200 em 2012”, afirmou.

Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)
Susana Rigo - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar