Saretta afirma que Frente Parlamentar da Suinocultura vai apoiar produtor
O deputado Neodi Saretta (PT) disse hoje (21), na tribuna da Assembleia Legislativa, que a Frente Parlamentar em Defesa da Suinocultura Catarinense implantada ontem (20), na Alesc, pretende debater e buscar mecanismos para auxiliar esta atividade tão importante para a economia de Santa Catarina e para centenas de famílias que dependem da atividade. O deputado, que foi eleito vice-presidente da frente, afirmou que o suinocultor tem amargado dificuldades muito grandes para se manter na produção.
“A atividade é considerada muito variável, com momentos de lucratividade e outros de crise intensa”, disse. Segundo Saretta, um dos objetivos da Frente Parlamentar é buscar junto aos governos políticas de favorecimento à suinocultura. “É preciso também que as agroindústrias olhem com carinho para o produtor para que possamos ter carne suína para abastecer o mercado interno e também para exportar”, afirmou.
O deputado destacou as expectativas geradas esta semana, em torno de novos acordos entre o governo brasileiro e chinês, para que novas portas para entrada da carne sejam abertas em vários países. No caso da China, embora seja a maior produtora de suínos, com 56 milhões de toneladas, importa outras 800 mil toneladas, revelando-se um importante mercado. “No Brasil, conforme a Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), a carne suína é considerada a mais saborosa e está em constante melhoramento genético, através do trabalho da Embrapa que possui uma unidade em Concórdia. A Embrapa também ajudou a desenvolver uma carne com menos teor de gordura”, informou Saretta.
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento