Santa Catarina é pioneira na destinação correta de animais mortos.
Audiência nesta quinta-feira (26), no Ministério da Agricultura, é marco na história da agropecuária de Santa Catarina. Comitiva formada pelo deputado Mauro de Nadal (PMDB), Enori Barbieri, da Cidasc, e secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, protocolou projeto piloto para destinação correta de animais mortos.
Projeto será coordenado pela Agricultura e Cidasc em colaboração com a Embrapa. Ideia é criar unidades de recebimento dos animais mortos para serem reaproveitados na produção de óleo para biodiesel, farinhas e fertilizantes.
Autor do projeto que virou Lei 16.750 e desencadeou nesse passo em frente, o deputado Mauro de Nadal está agora na expectativa de que o governo federal também encampe a ideia pioneira para o Brasil e aplique em todo o território nacional.
Segundo Mauro, vai ser bom para o produtor, para o consumidor e para a natureza. A destinação correta dos animais garantirá a sanidade dos rebanhos e planteis de aves e a saúde humana, evitando o consumo sem inspeção, além de evitar a contaminação do lençol freático.
Assessoria de imprensa
Gabinete Deputado Mauro de Nadal