Rodrigo Minotto: razões para comemorar o Dia do Trabalho
Falo sobre o 1º de Maio, data dedicada às comemorações ao Dia do Trabalho, com a naturalidade e a convicção de que estou falando sobre um assunto sempre atual, relevante, central na vida de todos os brasileiros e brasileiras.
Aprendi desde cedo que é o trabalho que mantém a nossa esperança de que amanhã vai ser melhor. É o trabalho que bota comida na mesa. É o trabalho que assegura educação e saúde para os nossos filhos. O trabalho é a base que sustenta o sonho de milhões de brasileiros com um Brasil melhor, mais digno e mais justo.
O Dia Internacional do Trabalho é, pois, uma data para comemorarmos as conquistas dos trabalhadores e reforçarmos a defesa dos direitos trabalhistas sempre.
Infelizmente, a realidade não nos dá motivos para comemorar.
Disseram-nos que a reforma trabalhista resolveria o problema do desemprego no Brasil. A reforma está sendo posta em prática, mas, na realidade, o índice de desemprego em nosso país continua absurdamente alto.
Continuamos perdendo empregos formais mês após mês, semana após semana, dia após dia.
Agora nos dizem que a Reforma da Previdência trará de volta momentos de crescimento para o Brasil, como num passe de mágica.
Também não é verdade.
O Brasil precisa de um projeto de país e não de passes de mágicas, discursos bonitos preparados por marqueteiros ou de frases de efeito postadas nas redes sociais.
Entendo que nossa legislação trabalhista e as normas que regem nosso sistema previdenciário tem décadas e, portanto, precisam ser modernizadas e aperfeiçoadas.
Mas vou defender sempre que isto seja feito em benefício de todos os segmentos, sem prejuízo de um lado ou de outro, e mantendo-se as conquistas essenciais dos trabalhadores brasileiros, comuns aos trabalhadores do mundo todo.
Tenho orgulho em fazer parte de uma história de homens que há muitas décadas defendem os trabalhadores,
Nossa história começa com Getúlio Vargas, criador da legislação trabalhista brasileira, chamado pelo povo na época de pai dos trabalhadores, passa pelo grande Leonel Brizola, que tantos exemplos de amor ao trabalho e a educação nos deixou, e cresce com Manoel Dias, que, há alguns anos, como Ministro do Trabalho e do Emprego, levou o Brasil a um momento de pleno emprego.
Me sinto bem em seguir os passos deles, na busca de bons motivos para celebrarmos juntos o Dia do Trabalho.
Parabéns a todos os trabalhadores do nosso Brasil!!!
Por Rodrigo Minotto (PDT)
Deputado Estadual SC
2º Vice-Presidente da Assembleia Legislativa