Protocolado projeto de conscientização e combate à automutilação
A agravante situação no crescimento dos casos de automutilação, que preocupa profissionais da área de saúde que atendem jovens e adolescentes, motivou o deputado Sergio Motta (PRB) a protocolar na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que Institui a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação.
O objetivo do Projeto de Lei é combater e conscientizar os malefícios da automutilação, através de palestras, seminários e eventos com exposições educativas voluntárias sobre o tema, que visa orientar e alertar as crianças, adolescentes e jovens sobre o perigo da automutilação e suas possíveis causas e consequências.
Recentemente o deputado Sergio Motta promoveu uma palestra na Assembleia Legislativa com o tema “Como Superar a Automutilação”, trazendo especialistas sobre o assunto para discutir causas e cuidados necessários para prevenção.
Durante o evento, Neusa Rodrigues, médica psiquiatra; cardiologista e perita médica em psiquiatria, defendeu a importância da presença dos pais na fase do amadurecimento e formação das crianças e adolescentes, como também no cuidado e alerta aos sinais precoces do risco de automutilação.
Para o deputado, que também é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a realização da palestra e a criação do Projeto de Lei faz parte de uma série de ações de prevenção. “Eu acredito fielmente que quanto mais provocarmos o assunto com o intuito de alertar as crianças, adolescentes e os pais sobre os perigos da automutilação, mais êxito teremos nessa luta que é uma causa que todos nós devemos abraçar” disse o deputado Sergio Motta.