Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/03/2024 - 09h32min

Projeto piloto pode permitir que prefeituras contratem policiais em dias de folga

Iniciativa é do deputado estadual Antídio Lunelli
Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) teve aprovada pela Alesc, na sessão desta quarta-feira (20), uma indicação que solicita a implantação de um projeto piloto para a área de segurança pública no município de Jaraguá do Sul. A iniciativa é inspirada em outra semelhante, já implementada no Distrito Federal.

Na indicação, Lunelli sugere que o governo do Estado avalie a possibilidade de criar um programa piloto chamado de Serviço Voluntário Gratificado (SVG). A iniciativa prevê que policiais militares, em dias de folga, possam trabalhar por meio de convênios que serão firmados com as Prefeituras, que ficarão responsáveis pelo pagamento dos profissionais.

A proposta tem apoio do deputado Vicente Caropreso (PSDB), da Associação Empresarial e do prefeito Jair Franzner, que vê o projeto como uma possibilidade real de aumentar a segurança.

"Santa Catarina possui a melhor polícia do Brasil e Jaraguá do Sul é considerada a cidade mais segura do país, entretanto, existe a clara necessidade de ampliarmos o efetivo. Faríamos um projeto piloto em Jaraguá do sul e, depois, podemos expandir para os municípios que tenham interesse na medida caso se comprove a sua eficiência", defende Lunelli.

O documento será enviado para a Secretaria de Segurança Pública do Estado e para o governador Jorginho Mello. "Já conversamos com diversos policiais. A grande maioria é favorável, até porque só vai trabalhar em seu dia de folga aquele se se voluntariar e também sabemos que muitos policiais fazem bico para aumentar a renda. Essa é uma maneira de estipular regras claras e de permitir que as Prefeituras possam agir quando necessário", finaliza o parlamentar.

Acompanhe Lunelli


Lunelli
Voltar