Mandato agroecológico apoia Semana da Compostagem, de 4 a 10 de maio, do Coletivo Floripa Lixo Zero
A Semana da Compostagem acontece em Florianópolis entre os dias 4 e 10 de Maio e faz parte de um movimento internacional, iniciado em 1995, no Canadá, pela Fundação Compost Research & Education. Os eventos para marcar a semana, na Capital, são organizados pelo Coletivo Floripa Lixo Zero, que tem o apoio do Mandato Agroecológico do deputado Marcos José de Abreu - Marquito (Psol) e de várias outras organizações. No ano de 2019, no mandato de vereador, em Florianópolis, Marquito aprovou a Lei 10.501, da compostagem. Em seu primeiro artigo, a lei institui "a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e compostagem".
O objetivo da Semana da Compostagem é trabalhar de forma colaborativa a conscientização da sociedade, empresas, instituições de ensino, poder público sobre a importância da separação dos resíduos orgânicos e a sua transformação em composto para criar solos mais saudáveis, fechando o ciclo dos alimentos.
Ao longo da Semana da Compostagem, ações e eventos são realizados em todo o país e no mundo, envolvendo comunidades, escolas, governos, empresas e cidadãos. Várias ações são planejadas com o objetivo de incentivar e celebrar a compostagem e seus diversos tipos – desde a realizada em quintais, até a compostagem em larga escala.
"Florianópolis é um terreno fértil para a compostagem. Aqui temos empresas, comunidades e instituições com iniciativas consolidadas nacionalmente, além de políticas públicas que reforçam a engrenagem para desviar dos aterros sanitários os resíduos orgânicos. Outro ponto importante na nossa gestão de resíduos, é a Comcap pública, que faz um excelente trabalho de gestão de resíduos no nosso município, colocando em prática a nossa Lei da Compostagem e garantindo um serviço de qualidade para a população.", destaca o deputado Marquito, que é engenheiro agrônomo, ambientalista e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa.
Lixo Zero
O Coletivo Floripa Lixo Zero é formado por um grupo de pessoas e instituições voluntárias que são simpatizantes da causa ambiental e que realizam mobilizações da sociedade civil e o acompanhamento das políticas públicas sobre economia circular, gestão de resíduos e consumo consciente na capital.
Esse coletivo incentiva a todas as pessoas e instituições que participem da semana da compostagem, realizando ações previamente cadastradas no formulário, e promovam uma atividade autogestionada - oficina, palestra, mutirão, campanhas online sobre compostagem. Link para cadastrar-se na agenda colaborativa de ações: https://forms.gle/jxyaGxsJQMBQnHMBA .
Acompanhe no Instagram: @lixozerofloripa
Mandato do Deputado Estadual Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL)