Projeto de Lei que aumenta direitos dos consumidores aguarda votação na Alesc
Lei tornará obrigatório informar ao consumidor sobre ausência de assistência técnica na cidade
A dificuldade para receber atendimento e solução dos problemas nos produtos em garantia tornou-se um problema recorrente dos consumidores catarinenses. A maioria das pessoas descobre as dificuldades para o atendimento em um produto apenas no momento em que aparecem os vícios e defeitos. Como muitas marcas não mantêm centros de assistência técnica no município resta ao consumidor o atendimento por centrais telefônicas e o transtorno de remeter o produto para outra cidade.
O Projeto de Lei 71/2013, que determina aos fornecedores informar clientes sobre a ausência de assistência técnica autorizada na localidade, aguardou durante um ano aprovação na Comissão de Direitos Humanos. Agora, após análise nas comissões, a proposta está pronta para votação em plenário.
Segundo o autor do projeto, deputado Ismael dos Santos (PSD), “o consumidor passará receber, por escrito, no ato da compra do celular, ou da geladeira, ou de um televisor por exemplo , a informação da inexistência de assistência técnica na cidade. Sabedor dessa particularidade ele pode decidir assumir ou não esse risco,” declarou o parlamentar.
O CDC determina que os fornecedores respondam solidariamente pelos produtos, porém, na prática, segundo o parlamentar, o consumidor enfrenta muita dificuldade para solucionar os problemas, em especial nos caso dos eletroeletrônicos.
O projeto recebeu aprovação unânime da CCJ e da Comissão de Direitos Humanos. O projeto agora está pronto para ser incluído na pauta das sessões onde será submetido à apreciação do 40 deputados.
Emerson Antunes
Assessoria Deputado Ismael dos Santos
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