Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/03/2016 - 15h14min

Projeto prevê distribuição de leite especial para crianças lactantes em SC

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta

Um Projeto de Lei (PL) apresentado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina prevê que o Estado distribua gratuitamente leite especial sem lactose, com proteína hidrolisada ou livre de aminoácidos, às crianças de até dois anos de idade e que não possam consumir o leite comum. O PL 40/2016 é de autoria do deputado Neodi Saretta (PT).

Saretta justifica que o preço desse tipo de leite é uma barreira para muitas famílias. "O leite especial é excessivamente caro se comparado ao valor do leite comum. Muitas famílias carentes não têm condições financeiras de comprar o alimento para dar a seus filhos, razão pela qual apresentei essa proposta."

A intolerância à lactose é uma deficiência do organismo causada pela ausência ou deformidade da enzima intestinal lactase, responsável pela decomposição do carboidrato do leite, a lactose. O consumo de leite comum por crianças que têm essa deficiência pode resultar em diversas alterações abdominais e, na maioria das vezes, diarreia, vômitos, perda de peso, podendo ocasionar até uma aguda desidratação.

Da mesma forma, muitas outras crianças, especialmente os bebês, apresentam alergia alimentar às proteínas do leite. Trata-se de uma reação que pode causar uma série de sintomas digestivos, cutâneos, respiratórios, reação anafilática, além de baixo ganho de peso e crescimento.

O PL é proposto a fim de atender a esses casos específicos de crianças em fase de lactação, que possuem intolerância à lactose e alergia às proteínas do leite, e sequer podem ser amamentadas. "O leite é um dos alimentos mais importantes em uma dieta e, por isso, apresentei o projeto que tem o propósito de assegurar que sejam propiciados os direitos fundamentais da saúde, vida, integridade física e alimentação às crianças do Estado de Santa Catarina", ressalta Saretta.


 

 

 

 

Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)
Susana Rigo - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar