Projeto de lei institui Rota Turística do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo
Avançou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta terça-feira (15), projeto de lei que institui a Rota Turística do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo. Com a proposta, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, esse famoso roteiro receberá apoio do Estado a partir da política estadual de turismo.
O autor do projeto, deputado Milton Hobus (PSD), explica que a ideia é ampliar esse trabalho que é feito desde 2006, estabelecendo e sinalizando os limites territoriais e itinerários, mapeando os serviços e os pontos turísticos da região, além de formar um consórcio para administração, manutenção e gestão das atividades.
“Essa rota é instituída há vários anos pelo Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Médio Vale do Itajaí e atrai pessoas de várias partes do Brasil e até de fora do país”, destaca Hobus.
A proposta prevê ainda outros investimentos, como a implantação de programas de regularização e certificação de hospedagens e artesanatos, capacitação de agentes e serviços de atendimento ao turista e estímulo à divulgação nacional de eventos e atrativos da rota.
O percurso inteiro tem 300 quilômetros e é feito em sete dias, atravessando as cidades de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros. Hoje, esse roteiro é o primeiro do país planejado e organizado para ser percorrido de bicicleta e o que mais atrai turistas. Quem percorre toda a rota recebe um certificado.
Jacson Almeida
48 999190764
Assessoria de Imprensa
Deputado Milton Hobus