Projeto de Dresch fortalece agroindústrias familiares
O Projeto de Lei 347/12, de autoria do deputado Dirceu Dresch (PT), que cria a Política Estadual para a Agricultura Familiar, está em análise na Comissão de Constituição e Justiça. A proposta prevê a criação de incentivos fiscais e tributários e a mecanismos que garantam a diferenciação do setor. O relator da matéria na CCJ é o deputado Volnei Morastoni (PT).
“Hoje uma agroindústria familiar tem a mesma carga tributária que uma grande agroindústria. Entendemos que é urgente mudar isso para dar competitividade ao setor e aumentar a renda das famílias rurais”, destaca Dresch. Existem em Santa Catarina cerca de 2 mil estabelecimentos de processamento de alimentos de agricultores familiares legalizados e um mercado crescente para seus produtos.
O deputado explica que o projeto possibilitará a valorização econômica e social da agricultura familiar, definindo diretrizes para o segmento viabilizar a sua integração às políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável. Além disso, o projeto define em lei o que é agroindústria familiar e a diferencia das demais indústrias de processamento de alimentos. Com isso, o governo do Estado poderá disponibilizar incentivos fiscais, tributários e de assistência técnica para fortalecer e incentivar as experiências de agregação de valor empreendidas por agricultores familiares.