Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/11/2021 - 14h05min

Nereu do Vale Pereira é homenageado por preservar história e cultura de SC

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler e o professor Nereu do Vale Pereira

A deputada Marlene Fengler (PSD), homenageou na noite desta segunda-feira (29) com a entrega da Comenda do Legislativo o sociólogo, historiador, economista e professor Nereu do Vale Pereira por sua incansável atuação nas áreas educacional, desportiva, política e, especialmente, cultural de Florianópolis e de Santa Catarina.

“A Comenda do Legislativo é uma forma de reconhecer pessoas, entidades e empresas que se destacam por ações que contribuem para o engrandecimento do nosso estado. É inegável o protagonismo do professor Nereu que durante toda sua vida se dedicou a consolidar a histórica integração luso-brasileira, criando, inclusive, o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha com o objetivo de preservar valores históricos e culturais de uma das mais antigas comunidades da Ilha de Santa Catarina", ressalta a deputada.

A oportunidade de homenagear o professor Nereu estava sendo aguardada pela parlamentar desde o ano passado, quando a solenidade foi cancelada por conta da pandemia de coronavírus. "Este ano, com a retomada das atividades presenciais, a solenidade pode ser realizada e eu, finalmente, posso fazer esse justo e merecido reconhecimento a um cidadão que considero exemplar e que, durante décadas, teve atuação marcante em instituições educacionais, culturais, políticas, desportivas e filantrópicas", diz Marlene ao destacar seus motivos para indicação do homenageado.

Quem é Nereu do Vale Pereira
Nascido há 93 anos em Florianópolis, em 13 de setembro de 1928, Nereu do Vale Pereira “é um autêntico e lendário Manezinho da Ilha, desta bela e paradisíaca Ilha de Santa Catarina e seu Arquipélago Encantado”, conforme ele se define em sua autobiografia. Doutor em Sociologia, economista, historiador, também foi professor da UFSC e presidente do Avaí Futebol Clube (1993).

O legado de Nereu do Vale Pereira, uma referência intelectual catarinense, vai além dos 18 livros e centenas de artigos que publicou, a maioria sobre a influência da colonização açoriana na formação do Estado, ultrapassando as fronteiras do país. Descendente, em sexta geração, dos açorianos que chegaram à Vila de Nossa Senhora do Desterro em 1749, tornou-se titular da Academia Portuguesa de História (2013).

É membro das academias Desterrense de Letras e Catarinense de Letras e Artes, além de idealizador e administrador do Ecomuseu do Ribeirão da Ilha, que tem um acervo sobre o povoamento da Ilha de Santa Catarina e da Freguesia do Ribeirão da Ilha. A trajetória de Nereu do Vale Pereira passa ainda pela política. Fundou o Partido Democrático Cristão (PDC), em 1946; foi vereador da Capital entre 1959 e 1963. Eleito suplente de deputado estadual, foi convocado para a 5ª Legislatura (1963-1967). Em 2016, aos 88 anos, ficou na suplência da Câmara de Vereadores, pelo PSDB.

A Comenda
Todos os anos a  Assembleia Legislativa realiza uma sessão solene para conceder a Comenda do Legislativo, maior distinção do Parlamento catarinense. A honraria destaca personalidades, empresas e organizações que contribuíram para o engrandecimento social, cultural, político e econômico de Santa Catarina. A cerimônia foi conduzida pelo presidente em exercício da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB). Trinta e três pessoas e oito entidades e empresas foram homenageadas nesta edição de 2021. Instituída pela Resolução 2/2008, a comenda unificou as homenagens concedidas pelo Parlamento Estadual e prestigia, sem diferenciação, os contemplados que foram indicados de forma democrática pelos deputados estaduais.

Este ano, a deputada Ada de Luca (MDB) falou em nome dos parlamentares, destacando que a comenda é a oportunidade de reconhecer ações promovidas por pessoas físicas e jurídicas que promovem o engrandecimento de Santa Catarina.

Em nome dos homenageados, falou o padre Vicente de Paula Neto, diretor da Comunidade Bethânia, entidade homenageada com a comenda pelo deputado Julio Garcia (PSD). Ele destacou o trabalho desenvolvido pela entidade e a diversidade da atuação dos homenageados. Ressaltou a importância da compaixão como algo necessário em tempos de pandemia e pós-pandemia: "a compaixão tira do limbo o outro, faz com que a gente enxergue aqueles que na maioria das vezes são invisíveis aos nossos olhos".

 

Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com

Voltar