Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/12/2013 - 13h09min

Produtores de cebola vão fechar a BR-282 em Alfredo Wagner

Protesto foi anunciado para dia 30 de janeiro, após a segunda audiência pública para debater a fiscalização do Ministério do Trabalho
Imprimir Enviar

Produtores de cebola do Alto Vale anunciaram para o dia 30 de janeiro o fechamento da BR-282, em Alfredo Wagner, em protesto contra as multas aplicadas pelo Ministério do Trabalho. O ato será após a realização da segunda audiência pública para debater a questão.

O deputado Marcos Vieira (PSDB), que presidirá a audiência, explicou que os produtores de cebola estão insatisfeitos com a falta de solução para o que chamam de excessos da fiscalização. “Já realizamos uma Audiência Pública e reunimos mais de 2 mil pessoas em Alfredo Wagner, após isso foram feitas outras quatro reuniões, uma inclusive com a presença do Ministro do Trabalho, Manoel Dias, mas até agora nada foi feito, as coisas só pioraram para os produtores”, disse Vieira, referindo-se à audiência pública realizada no dia 26 de setembro, com a presença do Ministério do Trabalho, Ministério Público, sindicatos e produtores rurais.

O presidente do sindicato dos produtores rurais de Alfredo Wagner, Pedro Menezes, contou que as multas chegam a R$ 35 mil, o que pode representar o lucro da safra de um ano inteiro. “O Ministério do Trabalho não está atendendo os nossos pedidos, mesmo após vários encontros. Queremos a alteração da NR 31, norma que regula a atividade, mas não se pode comparar o trabalho de uma propriedade familiar com uma empresa. Os fiscais cobram registro de trabalho em carteira mesmo que o contrato seja de apenas um dia”, protestou Pedro.

Para o deputado Marcos Vieira a medida extrema proposta pela comunidade é um verdadeiro pedido de socorro. “Os fiscais chegam às propriedades com armamento pesado, assustando mulheres e crianças. Queremos o diálogo, que chegou a ser aberto, mas a situação não foi alterada”, revelou Vieira.

A região do Alto Vale é responsável pela produção de 30% da cebola comercializada em todo o Brasil.

A proposta do fechamento da rodovia federal foi feita neste domingo (15/12) na comunidade de Rio Lessa, em Alfredo Wagner, durante uma confraternização que reuniu cerca de 400 pessoas.


Comunicação Deputado Marcos Vieira - PSDB
Giancarlo Baraúna - (48) 3221-2708/(48) 9627-9445
Ricardo Torres - (49) 3316-4500/(49) 9979-3197
Site: www.marcosvieira.adv.br
Twitter: @marcosvieiradep

Acompanhe Marcos Vieira


Marcos Vieira
Voltar