Presidente da Assembleia Legislativa descarta criação de mais uma cadeira de deputado estadual
O presidente Joares Ponticelli (PP) descartou a possibilidade do Parlamento propor a criação de mais uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na decisão do TSE que votou e aprovou nesta terça-feira (9) a redistribuição na composição da Câmara dos Deputados. Em tese, Santa Catarina poderia ter uma nova vaga, passando dos atuais 40 deputados estaduais para 41.
Entretanto, Ponticelli comemorou a decisão sob o ponto de vista da possível ampliação da força da bancada catarinense em Brasília.
“Sou favorável a ampliação da representação de Santa Catarina em Brasília, porque isso não cria nova despesa. É só redistribuir as vagas por estado. Vou brigar o quanto for possível para que nosso estado tenha 17 deputados federais. Sei que a decisão vai demandar questionamentos judiciais, mas estou disposto a brigar pelos interesses do nosso estado”, afirmou o presidente da Assembleia.
Com relação ao reflexo que a medida poderia causar no Parlamento catarinense, o presidente adiantou sua posição: “Particularmente não vejo a necessidade e prioridade neste momento de criar mais uma vaga de deputado estadual. Antes, precisamos resolver outros problemas graves como a caótica situação dos hospitais, segurança e educação”.
O parlamento estadual chegou a contar com 45 deputados na década de 1960. Em 1966, o número de cadeiras foi reduzido para 37 e nos anos 1970, a composição do plenário foi fixada em 40 representantes, vigorando até os dias de hoje.