Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2024 - 17h10min

Preis exibe vídeo sobre a dura vida no campo do produtor catarinense de leite

Imprimir Enviar
Deputado Rodrigo Preis
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Rodrigo Preis (PT) exibiu na tribuna da Assembleia Legislativa um vídeo destacando a importância da cadeia produtiva e marcando o Dia Internacional do Leite. A apresentação foi feita com imagens do dia a dia na sua propriedade em Rio do Campo, no Alto Vale do Itajaí.

As imagens retrataram a dura vida dos produtores catarinenses de leite. Mostraram a lida com o início da ordenha, por volta das 4h30 da manhã, a limpeza do resfriador, a organização da sala de ordenha, a higienização dos úberes das vacas e a tiragem do leite.

“É um ano muito ruim de pastagens de inverno, devido ao excesso de chuvas e de calor. A alimentação dos animais está sendo suplementada com silagem e ração”, disse.

Preis afirmou que no período em que vai estar na Alesc vai intensificar a luta por políticas públicas para fortalecer a cadeia do leite e também para aumentar a renda dos trabalhadores da cidade para estimular o consumo de alimentos da agricultura familiar.

“Temos muitas dificuldades e precisamos de mais investimentos.” Segundo ele, o governo do Estado lançou o programa Leite Bom, mas chegando na Epagri não há recurso disponível.

“Precisamos com urgência de mais recursos para atender a todos os produtores. Em 2017 havia 38.600 propriedades produzindo leite em SC e em 2023 apenas 22.256 estabelecimentos, sendo que a produção de leite é o principal produto a gerar valor adicionado na receita agropecuária. É responsável por 13%, o equivalente a R$ 7,8 bilhões.”

Embora possua uma pequena extensão de terra, Santa Catarina é o quarto maior produtor do país, respondendo por 9,1% da produção brasileira e com 3,15 bilhões de litros por ano. Perde para MG, PR e RS.

Importação
Preis respondeu às críticas do deputado Massoco (PL) que cobrou do governo federal o fim da importação de leite e derivados que chegam ao Brasil proveniente principalmente do Mercosul.

O deputado petista lembrou que as resoluções da Câmara Técnica de Comércio Exterior autorizando a importação e baixando a alíquota de leite foram publicadas em maio de 2022 e em agosto de 2022.

“O presidente que estava em exercício, pelo que lembro, era outro”, provocou Preis, que criticou a insinuação de que o presidente Lula prejudicou o setor leiteiro.

“O ideal é que as pessoas pesquisem para ver quem abriu as portas para aos importadores de leite”, reforçou o representante do Vale do Itajaí.

 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Rodrigo Preis


Rodrigo Preis
Voltar