Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/07/2014 - 16h11min

Prefeitos se mobilizam para que deputados aprovem lei que altera retorno do ICMS

Imprimir Enviar

Projeto de autoria do deputado Marcos Vieira será votado na CCJ na próxima semana

Está marcada para a próxima terça-feira 15/07 na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, a votação do Projeto de Lei 448/2013, de autoria do deputado Marcos Vieira (PSDB), que prevê a alteração nos critérios para apuração do valor adicionado na determinação do Índice de Participação dos Municípios (IPM), que faz parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Buscando a aprovação, prefeitos já se mobilizam para pressionar os parlamentares. “É benéfico para os municípios e não podemos perder mais esse recurso”, disse o prefeito de Passos Maia, Ivandre Bocalon.

O projeto já foi relatado pelo deputado Aldo Schneider (PMDB) na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas deputados pediram vista coletiva, após a manifestação da deputada petista Ana Paula Lima, que votou pela rejeição da matéria.

De acordo com o deputado Marcos Vieira, a questão principal é que se faça justiça com os municípios. “É injusto que os municípios produzam e quando vão receber o imposto, quem fica com este recurso é o município que só faz a exportação (municípios portuários). Queremos acabar com este problema que causa prejuízo para centenas de cidades”, explicou o deputado.

O projeto de lei foi protocolado ainda em 2013 pelo deputado Marcos Vieira após o pedido feito por vários prefeitos, entre eles o de Seara, Laci Grigolo, Herval d' Oeste, Nelson Guindani, Concórdia, João Girardi, Chapecó, José Claudio Caramori, Capinzal Andevir Isganzella, Salto Veloso Claudemir Cesca, Fraiburgo, Ivo Biazzolo e o prefeito eleito de Videira, Wilmar Carelli.

Logo que o PL teve a aprovação do relator, deputado Aldo Schneider, também recebeu o apoio do secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni. Agora, o PL segue para a votação na próxima terça-feira. “Os prefeitos já estão nos ligando e pedindo que o projeto seja aprovado, então esperamos um a grande mobilização pois afeta diretamente a saúde financeira dos municípios”, defendeu Vieira.

 

Entenda o PL 0448/2013

- Atualmente, diversas empresas, especialmente as grandes exportadoras, produzem suas mercadorias em determinado município, mas transferem a produção para outra cidade, que faz somente a exportação deste material e geralmente são cidades com portos. Acontece que o retorno deste imposto fica com o município onde foi feita a exportação, ao invés de ser destinado à origem, ou seja, ao município onde a empresa está instalada, e onde os produtos foram fabricados.

 

Comunicação Deputado Marcos Vieira - PSDB
Giancarlo Baraúna
(48) 3221-2708/(48) 9627-9445

Ricardo Torres
(49) 3316-4500/(49) 9979-3197

Site: www.marcosvieira.adv.br

Facebook: www.facebook.com/deputadomarcosvieira

Twitter: @marcosvieiradep

Acompanhe Marcos Vieira


Marcos Vieira
Voltar