Prefeitos e deputados cobram compromisso do governo do Estado para reconstruir cidades
Para tratar da ajuda aos municípios do oeste catarinense atingidos pela enchente no último mês, o governador Raimundo Colombo recebeu, em audiência na manhã desta quinta-feira (06), os deputados estaduais Luciane Carminatti (PT), Dirceu Dresch (PT) e Mauro de Nadal (PMDB) e prefeitos da região oeste, entre eles Mauri Zucco de Coronel Freitas, Daniel Kothe de Saudades e Rosi Maldaner de Maravilha, as cidades mais castigadas.
Na cidade de Coronel Freitas, foi decretado estado de calamidade pública. Cerca de 30 casas foram totalmente destruídas, 1.500 pessoas desalojadas, em torno de 60% da indústria e comércio sofreram grandes perdas e no interior 15 pontes foram levadas ou comprometidas. Nas cidades de Maravilha e Saudades, os estragos estimados também superam milhões de reais. Em outros municípios da região os danos concentram-se também no meio rural, com estradas e pontes destruídas e perdas na plantação.
De acordo com o prefeito Zucco, as cidades sozinhas não terão condições de se reerguerem e, por isso, os governos precisam acelerar a liberação de recursos e incentivos para as famílias atingidas.
A deputada Luciane cobrou empenho do governo do estado na negociação com o Badesc para imediata liberação de crédito às empresas, com prazo de carência e juro zero. "O governador assumiu o compromisso de o Estado arcar com os juros, mas queremos saber ainda o prazo de carência, o valor estimado disponível para que as empresas possam recomeçar e se elas terão prioridades nos contratos. Sem acesso ao crédito, muitas indústrias que perderam equipamentos e matéria-prima não conseguirão reabrir, e como resultado teremos aumento de desemprego e redução da arrecadação, o que piora ainda mais a situação dos municípios", avalia Luciane.
Outro pedido da deputada atendido pelo governador na audiência é a prioridade da melhoria das rodovias que ligam esses municípios, utilizando os R$ 3 milhões da secretaria de Infraestrutura repassados recentemente às Secretárias de Desenvolvimento Regional. "Infelizmente o governo do Estado ainda não tem total domínio da situação dos municípios atingidos. Por isso, acordamos na audiência que até a próxima terça-feira (11) os municípios deverão apresentar todos os dados e estudos de cada situação, pois a reconstrução das vias e de prédios públicos - como escolas e ginásios, limpeza das cidades, reconstrução das estradas e pontes no interior, construção de casas, obras nas redes de abastecimento de água e energia dependerá de uma força-tarefa com apoio dos governos federal e estadual", salienta a parlamentar.
Durante a semana, os prefeitos estiveram em Brasília, visitando os Ministérios da Integração, das Cidades e da Agricultura para reivindicar agilidade na liberação de recursos. "Vamos continuar acompanhando a situação, para garantirmos os incentivos do Estado e da União e assim reconstruirmos os municípios", conclui Luciane.
ESTER KOCH DA VEIGA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 9911-0347
WhatsApp 049 9177 1112